Friday, March 30, 2007

A Volta

Para quém achava que este post ia ser uma música dos Toranja (João Valentim...) estejam descansados, não o é!
Pois portanto, para quem ainda não está a par, VAMOS VOLTAR A MONTEMOR!!!!!

MALTA, VAMOS VOLTAR A MONTEMOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A ideia é (haha...) irmos dia 21 de Abril de manhã e voltarmos nessa mesma noite.
Notem que é uma altura do ano muito preenchida para todos, por isso vai ser difícil a adesão total. Mesmo assim, para quem puder acho que é uma oportunidade excelente para voltarmos a um sítio onde, durante dez dias, aprendemos a abrir o nosso coração. Mais, deixámos em Montemor muita gente de coração aberto, e para eles a nossa presença também é importante. Pensem não só nos poneys e mousses, mas também nos sorrisos que recebemos, os olhares, a tristeza no momento da despedida e a saudade que apertou nos primeiros dias em casa...

Ou seja, bora lá malta!!
Confirmem assim que puderem!

Beijinhos e Abraços,

Effathá!

Monday, March 12, 2007

O EFFATHA MORRE??




Fizemos-nos ao largo e fomos até montemor!



















fomos-nos conhecendo e percebendo ao que iamos.






com a ajuda da nossa mãe partimos e EFFATHAMOS!!!










Fizemos pessoas voar ...












e fizemos outras chorar...




















no fundo fizemos uns voltarem a acreditar, outros a descobrir






















descobrimos e ensinamos a ver as maravilhas das rugas!










Cativamos tantos corações...



... por isso não nos podemos esquecer que somos responsaveis por todos esses corações que cativamos...







Numa reflexão da noite quando ouvimos a historia do peixe e do mar não sentiram uma vontade enorme de ficarem em águas mais fundas que já tinham conquistado?!?






Deixamos a semente!!! É mesmo verdade...

...mas sem trabalho não ha mesmo milagres!



Fomos a Montemor para descobrir que afinal mesmo ao nosso lado há quem precise!


por isso já estamos a ir ao lar regularmente





mas acho que nenhum de nós quer que a semente fique guardada para as proximas missões!?





e que a cidade se esqueça das camisolas amarelas e o que construimos com o passar da distância... se vá desmoronando


aquelas pontes que começamos a construir... ... fique por acabar...


por isso está na altura de se fazer qualquer coisa e aquelas ruas voltarem a ouvir " Faz-te ao largo" ... " Poney's" e " É É ÉFFATHÁ"

Thursday, March 8, 2007

SUCESSO!

Meninos e meninas! O lar está a ser um verdadeiro sucesso!!! Já lá "fomos" duas vezes e correu mesmo bem..! =) Tenho pena dos que não podem vir por causa de aulas e afins, mas espero começar a ver-vos mais... muitos beijinhos e Effathemos..!

Saturday, March 3, 2007

"As coincidências são pequenas delicadezas de Deus"

Olá a todos!

Já que andamos numa de partilha de momentos, não vou descrever os meus momentos-Montemor mas momentos-effathà! Vão perceber que faz mais sentido:

1- Terça-feira, 18.30h, acabada de voltar das missões, resolvi ir à primeira missa da minha nova etapa de vida-effathá... Qual era a oração dos fiéis (acho que se chama assim..!)? "Senhor, que os meus ouvidos se abram!" (isto repete-se mil vezes..! Estão a ver qual é a parte?!) - hehe! Mal chego cá, à vida do dia-a-dia, oiço uma coisa destas na missa..! Bela coincidência!

2- O momento mais giro foi hoje..! Faz agora um ano que fiz uma viagem à Terra Santa, com a minha famelga, "incorporados" numa peregrinação! Por fazer um ano, fez-se uma reunião com todos os peregrinos, em minha casa... Uma das peregrinas, uma "tiazorra" (para a qual eu não tenho paciência nenhuma..!) que adora chamar a atenção, trás sempre para estas reuniões umas fotografias tiradas por ela "muito especiais", ou uns textos que ela achou fantásticos, memórias que partilha sempre com grande emoção... enfim! Desta vez, trouxe um texto para cada um a que ela chamou "Memórias de um peregrino - um ano depois..."! Estão a ver o género, não estão!?!?

Estava eu a pensar mal da senhora (a pensar que ia ter que a ouvir ler aquele texto com um ar sofredor ou a chorar enquanto fingia que sabia recitar cenas...) quando a tia se vira para mim e diz: "Joaninhá, lembrei-me agórá que me esqueci de pôr uma palavra que me apetecia imênnssooo na capa dos cadernos, importa-se de acrescentar EFFATHÀ em cada um deles?!"
Imaginem como fiquei... Reparem que o tema da nossa peregrinação nada teve a ver com este, durante o tempo que lá estivémos nunca pronunciámos a palavra... não me perguntem porque lhe apeteceu escrever effathà nos mil cadernos, mas a verdade é que me arrepiou... ter sido no preciso momento em que EU pensava mal dela, que ela me tenha pedido a MIM (e não a um dos meus irmãos que estavam ao meu lado, por exemplo..) e que tenha pedido que escrevesse EFFATHÀ! Precisava mesmo de uma abertura de mente naquele momento, e tive-a!

Acredito mesmo que são estas pequenas estaladas que nos vão chamando a atenção... e que só não vê Jesus na sua vida quem não quer!!! Uma vez disseram-me uma frase pirosa mas que se aplica perfeitamente: "As coincidências são pequenas delicadezas de Deus" ;-)
Espero que tenham conseguido ler até ao fim!!!

Muitos beijinhos a todos, com saudades daqueles que não tenho visto..!

Joana

Thursday, March 1, 2007

Missão Pós-Missões

Depois das missões de Montemor, fica lançado o desafio para a missão cá fora...
Todos concordamos que o espírito "effathá!" é para se continuar; para isso é importante a acção colectiva. Lembram-se da primeira semana de volta, em que só pensávamos em missionar e por todo o lado viamos situações que pediam a nossa intervenção? É essa a atitude a manter, e essas as situações em que temos de intervir.
Proponho, assim, duas actividades em concreto nas quais devemos participar. Coisas símples e realistas, mas que podem fazer uma diferença enorme na manutenção e até propagação do nosso ânimo. Bora lá? E já agora, trazer os nossos amigos... afinal de contas, o EFFATHÁ é para todos!!


Missa: terça-feira às 18.30 na Igreja de Campolide

Visita ao Lar: terças e quintas-feiras às 15.30 no Lar de Campolide






Beijinhos, abraços, effathá...

o verdadeiro post não é este

o verdadeiro post não é este... passo a explicar...

o título do post ia ser "missa e lar" mas depois reparei que isso ao contrário fica "rale assim."

imaginem lá: estão numa aula de culinária a trabalhar com queijo, mas estão com dificuldades por isso pedem ajuda ao cozinheiro, (que por acaso neste caso também é professor) e este diz "está a fazer mal; olhe - rale assim!"

perceberam?